Comissão aprova proibição de empresa com dificuldade para quitar dívida ser excluída do Refis



02/10/2015


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2281/15, do deputado Jutahy Junior (PSDB-BA), que proíbe a exclusão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) de empresas adimplentes e de boa-fé que tenham parcelas de pagamento insuficientes para amortizar a dívida. A proposta altera a lei que instituiu o Refis (9.964/00).

O texto aprovado veda a exclusão das empresas mesmo quando as parcelas mensais sejam consideradas de pequeno valor, permanecendo como devedores até o total pagamento da dívida.

O relator na comissão, deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), defendeu a aprovação da matéria. Ele disse que a Receita Federal tem agido em contradição com o acordo legal feito pelas companhias que aderiram ao Refis. Uma norma conjunta da Receita e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, informou Ihoshi, começou a excluir empresas por pagamentos considerados insuficientes para reduzir o débito. “Tal atitude priva da regularidade fiscal, com a União e com o INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], diversas organizações enquadradas nesse programa.”

Segundo Ihoshi, a ação da Receita Federal interfere diretamente no planejamento econômico e financeiro das empresas, além de ferir o princípio da legalidade.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Fonte: Agência Câmara Notícias

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma




Como Reduzir Tributos em Tempos de Crise?
Menos burocracia e mais crédito para micro e pequenas empresas
Empresários devem ter cuidado com mensagens para funcionários fora do horário de expediente
Menos burocracia e mais crédito para micro e pequenas empresas
Folha de Janeiro/2017 atualizada com novos valores previdenciários


Mídia Marketing - 2013
Setor de Programação