Micro e pequenas empresas precisam de certificado digital para transmissão da GFIP



03/02/2016


Cerca de 4 milhões de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), optantes do Simples Nacional, devem obter ou renovar o certificado digital para transmissão da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social) e o e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) em 2016. O alerta é da Boa Vista SCPC, empresa parceira da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR).


Tanto a entrega da GFIP, quanto o recolhimento do FGTS ou de declarações relativas ao e-Social exigem certificado digital válido, respeitando a um cronograma.


Desde o dia 1º de janeiro, as micro e pequenas empresas com mais de oito empregados já estão fazendo a entrega da GFIP e do e-Social com certificado digital. Já as empresas com mais de cinco e de três funcionários precisarão fazer a entrega das guias, a partir de 1º de julho de 2016, e 1º de julho de 2017, respectivamente, por meio de documento eletrônico, explica Roseli Garcia, diretora de Rede da Boa Vista SCPC.


As empresas que possuem mais de dez empregados já passaram por esta adequação recentemente, já que o prazo para esse grupo ocorreu em 31 de dezembro de 2015.


ACIR é autoridade de registro oferece todos os modelos de certificados exigidos no mercado. O certificado digital pode ser adquirido na sede da ACIR que fica na Rua Otávio Pitaluga 692, no centro da cidade.


Para empresas que já possuem o certificado digital, a Boa Vista SCPC alerta para o vencimento do documento - que pode ser de um a três anos - e recomenda verificar a validade de cada certificado digital para conferir se há necessidade de renová-los antes da entrega.

FONTE: ASCOM ACIR

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.

 




Como Reduzir Tributos em Tempos de Crise?
Menos burocracia e mais crédito para micro e pequenas empresas
Empresários devem ter cuidado com mensagens para funcionários fora do horário de expediente
Menos burocracia e mais crédito para micro e pequenas empresas
Folha de Janeiro/2017 atualizada com novos valores previdenciários


Mídia Marketing - 2013
Setor de Programação