Como as empresas podem tirar proveito do Whats App



17/09/2014


 

As pessoas adoram conversar. E conversar de graça, em qualquer lugar e a qualquer momento é melhor ainda. Não precisa mais estar com créditos no seu celular e nem ficar gastando com várias mensagens. Basta ter o aplicativo WhatsApp instalado no smartphone e acesso a internet por 3g ou wi-fi, que o assunto rende.

 

Mas as empresas, que estão sempre querendo melhorias e aperfeiçoamentos na rotina de trabalho, como podem aproveitar essa oportunidade para conversar com o cliente? A ideia aqui é transformar o WhatsApp num canal onde você pode eliminar custos, perda de tempo e diversos outros problemas funcionais.

 

WHATSAPP COMO CANAL PARA CONTATO COM O CLIENTE

Muito se fala que é necessário estar sempre ativo no Facebook e Twitter ou manter um profissional disponível no e-mail para responder qualquer dúvida, reclamação ou sugestão. Mas a verdade é que o WhatsApp consegue fazer tudo isso de uma maneira muito mais rápida, enérgica e instantânea.

Atualmente existem lojas que preferem disponibilizar o número do WhatsApp para seus clientes e pedir para que qualquer investida de contato seja feita através deste canal.

E no que isso pode ser benéfico para você? Quem trabalha na área de vendas, provavelmente sabe que muitas das dúvidas tiradas para os consumidores são bastante simples e que pedem muito menos do que um e-mail, ligação ou visita presencial para resolvê-la.

O aplicativo permite isso, que você tire dúvidas simples, geralmente a maioria, de uma forma rápida e clara, existindo ainda a opção de enviar vídeos, gravações de voz e imagens para esclarecer o problema de uma forma mais abrangente.

Quer mais?

 

ATENDIMENDO SEGMENTADO POR WHATSAPP

 Não tem nada melhor do que ser atendido por uma empresa que sabe o que você gosta e te atende de uma forma atenciosa e produtiva. Isso fideliza clientes. O WhatsApp é uma mão na roda para utilizar o chamado SAC 2.0.

Outro ponto importante: com este tipo de atendimento, você pode dar detalhes acerca da produção e do envio do produto, um verdadeiro passo a passo sobre todos os procedimentos que estão sendo realizados. Uma forma de criar um vínculo de confiança transparente entre os dois lados que só traz benefícios.

Algo muito bom também é que após a venda, na fase de manutenção dos clientes, o WhatsApp pode ser oferecido como um produto ou serviço que você sabe que o cliente quer, pois já existe um histórico de relações entre as duas partes. É um marketing direto, informal e muito bem aceito onde você não gasta nenhum centavo para segmentar.

 

UMA EMPRESA MAIS COMUNICATIVA

 Ter uma equipe entrosada é bom para qualquer organização. Porém, como você pode tirar proveito disso numa empresa? Bem, se estamos a falar de um canal apenas informativo, o WhatsApp cumpre a tarefa com maestria.

Criar um grupo para funcionários com informações importantes acerca de feriados, por exemplo, ou de pedidos que você precisa para um tempo curto, é algo bastante inteligente. É uma maneira mais geral e menos invasiva de fazer comunicados. Já pensou ter que ligar para todos os funcionários da sua equipe para avisar alguma coisa ou ter que escrever e-mails para os diversos departamentos?

Outra vantagem de grupos de profissionais no WhatsApp é que eles podem trocar ideias sobre o trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora, não ficando incomunicáveis quando saem do trabalho ou entram no fim de semana. É uma maneira de garantir que caso ocorra alguma urgência, todos da equipe terão como se comunicar instantaneamente e oferecer feedback.

Porém, todos nós sabemos que facilmente estes espaços podem se tornar em um lugar voltado para outra coisa que não tem nada a ver com o futuro da empresa. Por exemplo, todos gostam de descontrair de vez em quando e por causa disso mesmo acabam enviando vídeos engraçados.

Só que tudo tem um limite. O envio de arquivos de mídia cômicos deve ter um ponto onde parar. Quando o WhatsApp se torna um reduto de pessoas que  apenas querem realizar brincadeiras, todo o objetivo vai por água abaixo. Sem falar nos inúmeros casos de brigas e discussões através dos grupos. Se é para criar algo formador de intriga, prefira mandar um e-mail para todos e aconselhá-los a checá-los periodicamente.

Concluindo: Como toda boa ferramenta, se utilizada sem bom senso, a graça e as vantagens do WhatsApp acabam ficando de fora.

 

Link: http://www.webi.com.br/blog/whatsapp-para-empresas

Fonte: WEBI

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.

 




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