Negociação – Jogo dos 5 acertos



03/09/2014


A negociação além de ser uma arte, pode ser desenvolvida através de técnicas adequadas para melhorar o desempenho das pessoas sempre que necessitarem utilizar dessa ferramenta, falaremos sobre isso hoje.

Leonardo Siqueira

 

Nessa semana encerro uma disciplina na Pós Graduação de Administração onde leciono, então nada mais justo do que falar em Negociação. Não faço parte de nenhuma área comercial, ou seja, não vendo e nem da área de compras, então não preciso me preocupar com esse tema de negociação. Se você pensa dessa forma, cuidado, pois diariamente estamos passando por vários processos de negociação em nossas vidas, quer seja na empresa com aumento de salário, ou na compra ou venda de um carro, apartamento, casa entre outras coisas. Nesses momentos é importante a utilização de algumas técnicas para ter um bom resultado. Abaixo, segue sete dicas para melhorar seu processo de negociação:

1 - Planejamento – Como todo e qualquer trabalho a ser feito com maior efetividade, o planejamento de uma negociação é fundamental para o êxito e sucesso. Procure colocar no papel tudo o que pretende alcançar na negociação, bem como estudar sobre o assunto a ser tratado ajudam na hora de argumentar.

2 – Flexibilidade – De porte das informações é importante que o negociador tenha a habilidade de conduzir a conversa para seu objetivo, levando em consideração os interesses da outra parte. A flexibilidade é importante sempre, pois devemos muitas vezes mudar a estratégia, gerar concessões, ou até mesmo às vezes perder no curto prazo para ganhar no longo prazo.

3 – Alto controle Emocional - Em todo os momentos o controle emocional tem que fazer parte de nossa vida, na negociação segue a mesma linha, não dá pra permitir que as emoções abalem o raciocínio e tirem o negociador do seu planejamento. É necessário estar de olhos atentos para perceber tudo o que acontece ao seu redor, usando de muita resiliência.

4 – Raciocínio rápido sob pressão – É importante em uma negociação que se tenha raciocínio rápido, pois a qualquer momento pode acontecer uma mudança na estratégia devido a uma alteração do escopo da negociação, isso pode fazer a diferença no final.

5 – Meta de Resultados – Para quem não tem metas, qualquer lugar está bom e não é isso que você quer no final de uma negociação, no seu planejamento, já escolha aonde você quer chegar e qual limite mínimo para sair fora da negociação, lembrando sempre que o processo de negociação deve ser ganha-ganha, ou seja, as duas partes tem que sair no saldo positivo de uma negociação.

É claro que existem outras características que um bom negociador precisa ter, mas essas cinco são de extrema importância. A visão sistêmica é importante a todo o momento, é necessário se imaginar fora do contexto para enxergar o todo. Como resultado de uma boa negociação é necessário pensar não somente no curto prazo ,mas também no longo prazo. Procure deixar o ego fora desse processo, utilizar suas vaidades nesse momento só irão lhe trazer prejuízos.

A negociação envolve percepções e expectativas, razão e emoção, planejamento, organização e decisão. Utiliza manobras e meios de persuasão.

(Desconhecido)

Link: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/negociacao-jogo-dos-5-acertos/80322/

Fonte: Administradores

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.




Como Reduzir Tributos em Tempos de Crise?
Menos burocracia e mais crédito para micro e pequenas empresas
Empresários devem ter cuidado com mensagens para funcionários fora do horário de expediente
Menos burocracia e mais crédito para micro e pequenas empresas
Folha de Janeiro/2017 atualizada com novos valores previdenciários


Mídia Marketing - 2013
Setor de Programação